Farmácia e Habitação Unifamiliar
Moreira de Rei - Fafe
Início do projecto: 2002
Final da Obra: 2005
Casa e Trabalho
A problemática a resolver em projecto consiste em implantar numa parcela de terreno de difícil geometria uma Farmácia, com áreas comerciais e administrativas, e a uma habitação, destinada aos próprios farmacêuticos.
A proposta apresentada, define para cada função volumes distintos, separados, ou unidos, através de um pátio triangular. O pátio permite funcionar como ‘rótula ‘ entre o volume da farmácia e o volume da habitação, mas também possibilita a entrada de iluminação e ventilação natural no interior de ambos os espaços.
O corpo da farmácia posiciona-se junto à rua, vertente norte, e a habitação volta-se para a parte posterior do terreno, tirando partido da vertente sul e das vistas excepcionais sobre os montes de Fafe.
No espaço da farmácia é valorizada a entrada de luz de sul através de clarabóia proposta, e do pátio triangular. O espaço interior deste volume funciona como espaço unitário, vertical, de ligação entre a área comercial e a área administrativa.
O espaço da habitação subdivide-se em áreas sociais e áreas de quartos. Tanto uma como outra encontram-se voltadas a sul , de costas voltadas para o corpo da farmácia.
Ficha Técnica:
Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto
Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais, Frederico Ferreira
Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, eng. civil
Infra-estruturas eléctricas: Apótema