LPDM

Casa da Farmácia

Farmácia e Habitação Unifamiliar

Moreira de Rei - Fafe

Início do projecto: 2002

Final da Obra: 2005

 

Casa e Trabalho

A problemática a resolver em projecto consiste em implantar numa parcela de terreno de difícil geometria uma Farmácia, com áreas comerciais e administrativas, e a uma habitação, destinada aos próprios farmacêuticos.

A proposta apresentada, define para cada função volumes distintos, separados, ou unidos, através de um pátio triangular. O pátio permite funcionar como ‘rótula ‘ entre o volume da farmácia e o volume da habitação, mas também possibilita a entrada de iluminação e ventilação natural no interior de ambos os espaços.

O corpo da farmácia posiciona-se junto à rua, vertente norte, e a habitação volta-se para a parte posterior do terreno, tirando partido da vertente sul e das vistas excepcionais sobre os montes de Fafe.

No espaço da farmácia é valorizada a entrada de luz de sul através de clarabóia proposta, e do pátio triangular. O espaço interior deste volume funciona como espaço unitário, vertical, de ligação entre a área comercial e a área administrativa.

O espaço da habitação subdivide-se em áreas sociais e áreas de quartos. Tanto uma como outra encontram-se voltadas a sul , de costas voltadas para o corpo da farmácia.

 

Ficha Técnica:

Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto

Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais, Frederico Ferreira

Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, eng. civil

Infra-estruturas eléctricas: Apótema


© Copyright 2017 LPDM PROJECTOS. Todos os direitos reservados. Welink
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar