LPDM

Casa I

Habitação unifamiliar

Loteamento S. Jorge – Fafe

Início do projecto: 1999

Final da Obra: 2002

 

Vazio interior

A proposta desenvolvida explora a espacialidade interior e as diversas escalas dos compartimentos de uma habitação situada em lote urbano de vinte por trinta e seis metros, com confrontações de grande proximidade e desinteresse.

O programa da habitação distribui-se por três pisos e foi dimensionado de acordo com os pressupostos definidos pelos habitantes e pelas possibilidades permitidas pelo regulamento do loteamento.

A entrada da habitação é feita pelo quadrante norte, no centro da casa, pelo piso intermédio, e através da mesma são reveladas as diversas passagens e escalas existentes para quem percorre a casa ou permanece no seu interior.

O espaço interior da habitação é unitário, contrariando a compartimentação vertical dos três pisos. Através do recurso a diversos pés direitos são definidas em toda a habitação diversas escalas de acordo com as vivências propostas em cada espaço.

A iluminação interior e a privacidade da habitação estão da origem quer do recurso a diversos elementos de sombreamento tais como brisas solares, quer da definição de muros de granito de separação entre interior e exterior.

Ficha Técnica:

Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto

Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais

Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, eng. civil

Infra-estruturas eléctricas: Apótema


© Copyright 2017 LPDM PROJECTOS. Todos os direitos reservados. Welink
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar