Habitação unifamiliar
Loteamento S. Jorge – Fafe
Início do projecto: 1999
Final da Obra: 2002
Vazio interior
A proposta desenvolvida explora a espacialidade interior e as diversas escalas dos compartimentos de uma habitação situada em lote urbano de vinte por trinta e seis metros, com confrontações de grande proximidade e desinteresse.
O programa da habitação distribui-se por três pisos e foi dimensionado de acordo com os pressupostos definidos pelos habitantes e pelas possibilidades permitidas pelo regulamento do loteamento.
A entrada da habitação é feita pelo quadrante norte, no centro da casa, pelo piso intermédio, e através da mesma são reveladas as diversas passagens e escalas existentes para quem percorre a casa ou permanece no seu interior.
O espaço interior da habitação é unitário, contrariando a compartimentação vertical dos três pisos. Através do recurso a diversos pés direitos são definidas em toda a habitação diversas escalas de acordo com as vivências propostas em cada espaço.
A iluminação interior e a privacidade da habitação estão da origem quer do recurso a diversos elementos de sombreamento tais como brisas solares, quer da definição de muros de granito de separação entre interior e exterior.
Ficha Técnica:
Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto
Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais
Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, eng. civil
Infra-estruturas eléctricas: Apótema