O projecto concretiza um programa de uma habitação unifamiliar numa quinta existente, onde se situam diversas construções de apoio à actividade agrícola, parcialmente desactivadas.
Na intervenção a ser feita na habitação principal, pouco mais poderia ser recuperado para além das paredes principais em alvenaria de granito irregular. Todos os elementos de carpintarias da antiga habitação encontravam-se em ruína, nomeadamente o travejamento dos pisos e das coberturas.
Na proposta optou-se por utilizar essas paredes de granito como elementos de definição de um perímetro de protecção de privacidade da habitação, que se irá desenvolver no seu interior, totalmente solta das paredes a recuperar.
A casa implanta-se em forma de U, em memória da implantação existente, recriando o espaço de eido, a sul, caracterizado por uma escada de granito existente que ali vai permanecer como escultura - espécie de ready made.
Pontualmente, os novos corpos propostos dentro das muralhas afastam-se das mesmas, criando espaços de transição entre o interior habitável e o exterior. Nestes espaços são confrontados os novos panos de vidro propostos e as paredes existentes em alvenaria de granito, onde permanece a modulação original dos vãos existentes.
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. Saiba mais.