LPDM

Casa RF

Habitação unifamiliar

Arões – Fafe

Início do projecto: 2001

Final da Obra: 2004

 

Um muro e dois corpos

O projecto explora as limitações inerentes ao desenvolvimento de uma habitação unifamiliar isolada num loteamento urbano com regras definidas; com o objectivo de contrariar a indiferença estabelecida entre essas regras e a envolvente paisagística.

O sítio constitui-se como um pequeno promontório sobre a paisagem de montanha envolvente. Pese embora se trate de um lote urbano, a morfologia do terreno permite que o mesmo se relacione mais directamente com a envolvente distante do que com o contexto próximo.

O programa da habitação resume-se ao cumprimento das exigências dos utilizadores, conciliadas com a volumetria de construção permitida em regulamento.

A casa organiza-se à custa de três elementos – corpo social e de serviços (embasamento), corpo suspenso (volume ‘suspenso’) e muro de granito.

Os espaços interiores, contrariando as sugestões inerentes ao regulamento do loteamento, voltam-se ás vistas de montanha a sul e poente.

A verticalidade das ligações interiores, acentuadas no átrio de entrada e jardim interior\escada, são apontamentos de mudança de escala que pretendem, não só, unificar o interior da habitação, como referenciar no interior aspectos de escala relacionados com o exterior – a entrada do lote e as montanhas a sul.

 

Ficha técnica:

Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, Arq.

Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais

Estabilidade e hidráulica: Luis Monteiro Barros, eng. civil

Infra-estruturas eléctricas: Apótema


© Copyright 2017 LPDM PROJECTOS. Todos os direitos reservados. Welink
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar