Habitação unifamiliar
Arões – Fafe
Início do projecto: 2001
Final da Obra: 2004
Um muro e dois corpos
O projecto explora as limitações inerentes ao desenvolvimento de uma habitação unifamiliar isolada num loteamento urbano com regras definidas; com o objectivo de contrariar a indiferença estabelecida entre essas regras e a envolvente paisagística.
O sítio constitui-se como um pequeno promontório sobre a paisagem de montanha envolvente. Pese embora se trate de um lote urbano, a morfologia do terreno permite que o mesmo se relacione mais directamente com a envolvente distante do que com o contexto próximo.
O programa da habitação resume-se ao cumprimento das exigências dos utilizadores, conciliadas com a volumetria de construção permitida em regulamento.
A casa organiza-se à custa de três elementos – corpo social e de serviços (embasamento), corpo suspenso (volume ‘suspenso’) e muro de granito.
Os espaços interiores, contrariando as sugestões inerentes ao regulamento do loteamento, voltam-se ás vistas de montanha a sul e poente.
A verticalidade das ligações interiores, acentuadas no átrio de entrada e jardim interior\escada, são apontamentos de mudança de escala que pretendem, não só, unificar o interior da habitação, como referenciar no interior aspectos de escala relacionados com o exterior – a entrada do lote e as montanhas a sul.
Ficha técnica:
Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, Arq.
Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais
Estabilidade e hidráulica: Luis Monteiro Barros, eng. civil
Infra-estruturas eléctricas: Apótema