LPDM

Casa Z&P

Habitação unifamiliar

Loteamento da Fábrica do Ferro – Fafe

Início do projecto: 1995

Final da Obra: 1998

 

O vale, a chaminé e o vazio interior

A habitação desenvolve-se voltando costas ao arruamento do loteamento onde se insere, valorizando a visibilidade do vale a nascente com a forte presença da chaminé industrial.

A entrada da habitação é feita na ponta oposta à do vale, e, deste modo, a área do terreno mais interessante ganha privacidade e define-se como zona de estar.

O programa da habitação distribui-se por dois pisos e foi dimensionado de acordo com os pressupostos definidos pelos habitantes e pelas possibilidades permitidas pelo regulamento do loteamento.

O espaço interior é tratado de modo a explorar os interstícios deixados pelo posicionamento dos quartos no piso superior. Deste modo, o piso inferior onde se situam as áreas sociais é marcado pelas entradas de luz diagonais desses espaços de duplo pé direito, possibilitadas pela colocação pontual de clarabóias ou de janelas a uma cota superior, como a existente no alçado voltado para o arruamento de acesso.

O processo de concepção da moradia foi marcado pela primeira reunião, onde o cliente se fez acompanhar de uma maqueta à escala 1/50 da moradia que pretendia edificar – todo o percurso foi feito através do distanciamento formal entre essa maqueta e a proposta final, e a aproximação entre os desejos expressos na mesma e a realidade do projecto.

 

 

Ficha Técnica:

Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto

Colaboradores: Marcelo Novais

Estabilidade e hidráulica : Luis Summavielle, eng. civil

Infra-estruturas eléctricas: Apótema


© Copyright 2017 LPDM PROJECTOS. Todos os direitos reservados. Welink
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. 
Saiba mais.
Aceitar