LPDM

Centro Escolar de Forjães

Jardim de Infância e 1ºCiclo

Forjães - Esposende

Início do projecto: 2010

ANFITEATRO NATURAL

A área de intervenção, localizada a norte do actual recinto da Escola Básica Integrada de Forjães (EB), consiste numa área de expansão urbana da freguesia. A parcela apresenta acessibilidade pela Rua da Morena, localizada no seu limite poente, e por um caminho público sem infra-estruturas junto ao seu limite norte. O limite sul da parcela destinada à intervenção consiste no limite do logradouro da referida EB.

A topografia do local apresenta uma pendente suave no sentido norte, desfavorável pela exposição solar que promove. A sua geometria é regular, com uma frente para a Rua da Morena com cerca de 74 metros e uma profundidade de cerca de 142 metros. A pendente existente, desde o ponto mais elevado do terreno, junto à EB, ao ponto mais baixo, junto ao caminho público a norte, é de cerca de 10 metros.

O desenho urbano da área de intervenção é definido pelas seguintes opções:

- Definição de arruamento de acesso ao Centro Escolar, perpendicular à Rua da Morena e que irá entroncar no caminho público existente a norte.

- Definição de área destinada à implantação do Centro Escolar junto ao limite sul da parcela, com ligação à EB existente.

- Definição de área sobrante a norte, posicionada entre o arruamento proposto e o caminho existente a norte.

A proposta apresentada organiza-se em distintos corpos (volumes) que se dispõem no terreno de forma a promoverem, pela sua implantação, a organização do espaço exterior, a incidência solar de nascente-sul-poente e a valorização da encosta existente.

Na definição dos espaços exteriores a implantação propõe a divisão dos mesmos em quatro áreas distintas:

- Espaço de entrada, com cais abrigado

- Espaço exterior ligado ao 1º ciclo

- Espaço exterior ligado ao jardim-de-infância

- Espaço exterior de serviço

 

A valorização da incidência solar é feita através do posicionamento dos espaços voltados para o quadrante nascente-sul-poente, e da definição de barreiras físicas voltadas a norte. Desta forma são definidas as seguintes opções:

- Posicionamento dos corpos de aulas voltados para sul com palas de protecção solar.

- Posicionamento de volumes cegos voltados a norte que se definem como muros de limite do logradouro do centro escolar.

- Definição de pátios de modo a possibilitar a incidência solar de nascente e poente em áreas que não apresentam fachada voltada a sul.

A inserção na topografia é determinada de modo a reduzirem-se os movimentos de terra e a valorizar-se a encosta existente como elemento de continuidade entre a EB e o Centro Escolar a desenvolver. Desta forma foram definidos os seguintes critérios:

- Implantação dos corpos no sentido paralelo às curvas de nível existentes, à excepção de um deles que se define como limite nascente e se posiciona parcialmente enterrado.

- Definição de cotas distintas de implantação dos diversos corpos de modo a adaptarem-se às distintas cotas do terreno onde se posicionam. A interligação entre esses corpos é definida por percursos em rampa.

  

Ficha Técnica:

Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto

Colaboradores: Vânia Ferreira, Marcelo Novais e Cristóvão Barroso

Arq. Paisagista: Susana Gomes, Arq. Paisagista.

Estabilidade e hidráulica: Luis Monteiro Barros, eng. civil

Infra-estruturas eléctricas: Carlos Oliveira, eng. Electrotécnico

AVAC e RSECE: Joaquim Airosa Alves, Eng. Mecânico


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