Creche, Jardim de Infância e ATL
Cumieira – Fafe
Início do projecto: 2001
Inicio da obra: 2009
O pátio e as três torres
O terreno onde se implanta o edifício situa-se numa das extremidades do bairro da Cumieira. Trata-se de um bairro social, onde se desenvolvem edifícios de habitação de custos controlados. Os habitantes são genericamente pessoas com carências económicas e afectivas, e as crianças (principais utentes do equipamento a criar) apresentam necessidades de ocupação e formação.
A parcela apresenta uma frente de cerca de 35 metros voltada para a Rua da Cumieira, e encontra-se limitada lateralmente por construções em banda, com rés do chão e dois e rés do chão e três andares.
No desenvolvimento do projecto resumimos em duas as ideias fundamentais que estiveram na sua base.
A primeira diz respeito à relação entre espaço interior e espaço exterior de lazer, beneficiando as relações de continuidade entre ambos em condições de boa exposição solar.
A segunda refere-se à protecção da criança e à ideia de segurança que o equipamento se propõe a criar, permitindo ao seus utilizadores andar em segurança tanto no interior como no exterior.
Destas ideias surgiu um conceito de construção em pátio (pequeno forte), com todos os compartimentos voltados para o seu interior, valorizando uma exposição solar de sul, poente e nascente.
O edifício assim criado é de um único piso pontuado por três ‘torres’, fechado para o exterior, com três pontos de entrada bem definidos. São eles a entrada da praceta - principal de acesso ao átrio e a toda a área administrativa - a entrada se serviço – de acesso ao serviço de cozinha e apoio domiciliário - e a entrada da passagem aérea de ligação aérea pedonal ao bairro.
A distribuição interior é feita em U , privilegiando as áreas expostas a sul e poente para áreas de actividades das crianças. Todas as áreas forma desenvolvidas de forma a facilitar a sua adaptabilidade a diversas situações e a minimizar os espaços de circulação.
Ficha Técnica:
Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto
Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais
Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, Eng. civil
Infra-estruturas eléctricas: Tiago Oliveira, Eng. Electrotécnico
AVAC e RSECE: Joaquim Airosa Alves, Eng. Mecânico