Edifício de Habitação Colectiva Rua de S. Jorge - Fafe
Início do projecto: 2004 Final da Obra: 2006
Rugoso e Polido
A proposta inicia-se pela resolução do desenho urbano de uma parcela de terreno. O mesmo baseia-se na topografia para implantar duas bandas de edifícios de habitação colectiva, com um atravessamento pedonal de toda a parcela com a orientação de um arruamento existente a norte.
As acessibilidades ao interior do terreno são totalmente feitas pelos arruamentos confinantes, permitindo a utilização da quase totalidade da área sobrante para espaços verdes e de estar.
O edifício desenvolve-se dramatizando a diferença existente entre as áreas privadas dos quartos e as áreas sociais das salas e cozinhas. Esta fractura vai caracterizar distintos volumes que definem a morfologia do projecto, bem como opções construtivas distintas, bem como definir os espaços interiores das habitações.
No volume mais privado optou-se pela construção de um corpo em tijolo maciço, com vãos mais reduzidos, salientando a espessura da ‘pele’ de separação entre interior e exterior; enquanto que no corpo onde se implantam as áreas sociais a dimensão dos vãos é acentuada, e os revestimentos exteriores passam a ser menos rugosos e de menor espessura.
Nos topos do edifício valoriza-se o desenho unitário da sua ‘face’. Nos mesmos, torna-se clara a separação entre o volume rugoso e o volume polido, separados por uma linha de janelas verticais que funciona como uma alheta entre dois materiais.
Ficha Técnica: Arquitectura: Nuno Pereira da Silva, arquitecto Colaboradores: Diogo Moreira, Marcelo Novais Estabilidade e hidráulica: Luis Summavielle, eng. civil Infra-estruturas eléctricas: Apótema
Utilizamos cookies para poder oferecer-lhe um melhor serviço no nosso espaço web. Ao continuar a navegar no nosso website autoriza a utilização das cookies. Saiba mais.